Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, setembro 12

A partir de hoje...

A partir de hoje, o "Rodriguices" (o primeiro blog do Rodrigo) passa a estar aberto apenas a leitores convidados. Quem quiser ir consultar de vez em quando, mesmo sabendo que não será mais actualizado, pode-me mandar um email para o email que está neste blog, que eu depois reenvio o convite.

Brevemente, o mesmo acontecerá com este blog mas será anunciado antecipadamente.

Gratos pela compreensão

quinta-feira, setembro 11

Há um ano....


Há um ano foi assim. Levei-o para a escola pela primeira vez. Nunca me hei-de esquecer desse dia. Confesso que as coisas não correram bem como eu pensava. Cheguei lá ás 8 da manhã, pensando que ele ia ficar agarrado a mim, a chorar e a pedir-me para não ir e deixá-lo ali, com aquelas pessoas que ele não conhecia de lado nenhum. Não ia querer, ia fazer uma birra e quando eu me viesse embora, ficaria com uma cara de zangado, por eu ser mau ao ponto de o abandonar. Puro engano. Nada disso. Eu vim-me embora, de lágrimas nos olhos, com pouca (ou nenhuma) vontade de o deixar lá, com aquelas pessoas que eu não conhecia de lado nenhum e ainda por cima, como se não bastasse, o raio do puto ficou todo feliz por ter gente nova com quem brincar. Nem uma lágrimita de despedida ele me deu. Levei um abraço e um beijo e depois... foi-se.

Claro que isto foi só nos primeiros dias. Quando começou a ver que aquele ritual era para sempre as coisas mudaram um pouco de figura e durante todo o mês seguinte as birras e os choros eram um habitué da despedida. Depois começaram a ser só ás vezes e agora lá vai dizendo de vez em quando que não quer ir e arranja um estratagema ou outro para atrasar a ida, mas vai, sem choros, calmamente e mais resignado. Quando é para o irmos buscar, ás vezes é ao contrário. Sempre grandes festas quando nos vê mas já tem dito que quer ficar mais um bocadinho, ou como ele nos diz ás vezes, "papá, mamã, só dez minuto, tá bem?"


A responsabilidade agora também já é outra (e o tamanho!). Este ano, afinal, sempre trocou de sala, com uma grande parte dos coleguinhas dele. Passou para a sala dos crescidos. E, como nos dizem lá na creche "ele anda muito contente, anda sempre todo satisfeito". Claro, o puto é um puto contente e satisfeito. Gosta é de brincadeira ou então "tou na palhaxada!!". Desde que não haja confusões ele anda como quer. Mas é engraçado ver a carinha nostálgica com que fica a olhar para a antiga salinha, quando está na hora de ir embora. Como quando voltamos a um sítio que nos traz boas recordações. E sei que ele tem bastantes daquela salinha. Penso que a transição correu bem pois ele percebeu que ia passar para a "sala dos crescidos", e os grandes amigos dele também passaram mas ainda ontem disse á mamã que não tinha dado um beijinho á namoradinha dele (ele trata-a pelo nome mas aqui no blog não o vou fazer, obviamente) que ficou na outra sala. E vai falando sempre dos amigos que lá deixou, pois encontra-os todos os dias. E da sua "Rita Cadora", de quem eu sei que ele também vai sempre gostar muito, por tudo o que lhe deu e lhe ensinou, tanto a ele como a nós.

segunda-feira, setembro 8

E de repente... somos 4!

Meus amigos e minhas amigas, leitores assiduos e ocasionais, apresento-vos...

o meu segundo filho.

Fomos hoje á ecografia das 12 semanas e está tudo bem. Sexo? Ainda é cedo, só lá para os 18 anos é que voltaremos a falar nisso com ele (sim, porque se for "ela" só lá para os 22, 23! Antes, nem pensar!!). Mas como disse a um amigo meu, desde que ele saiba o que é quando crescer, isso é que é importante. Por cá, o que interessa é que venha saudável e porreiro (pá, porreiro!). Sei que se fizerem as contas com a barrinha lá de cima dá só lá para o final de Março mas por motivos vários que poderei (ou não) descrever durante esta nossa gravidez (sim, porque eu também estou, não é só ela!!), a cesariana está marcada para dia 10 de Março. E daí não passa! Por isso, apesar de serem 12 semanas, faltam mesmo só 26 (faz 38 certinhas).

Como tinha dito, nas férias de verão, a mamã andava um bocado mal disposta, com pouca tolerância ao calor e comecei a estranhar e a brincar com ela. Dizia-lhe que a família ia aumentar e que para o ano vinha mais gente de férias e coisas desse género, para ver se a animava (ou talvez não). Quando me começa com os enjoos matinais e sem paciência para nada, pronto, disse logo, o melhor, pelo sim pelo não, é fazer o teste. E assim foi, depois de almoço fomos á farmácia, comprámos o teste e voltámos para casa. Pusemos o Rodrigo a dormir a sesta e deu... negativo. Ora como todos sabemos, depois de almoço é quando os testes são mais infaliveis (estou a brincar, claro). Passado uns dias, quando se acabaram as férias, voltei á farmácia, DE MANHÃ, e voltámos a fazer o dito cujo. E desta vez já com os dois tracinhos da ordem. Era oficial. Ia ser papá outra vez. Claro que a festa foi de arromba, obviamente que a alegria era mais do que muita. Esperado? Não. Planeado? Não para já, pois tinhamos pensado lá mais para o fim do ano mas ninguem tem culpa se do Rodrigo aquilo levou 6 meses a pegar e agora pegou á primeira. Mas sempre desde o primeiro instante tinhamos pensado em serem dois. Era uma questão de prazos.


O Rodrigo anda radiante. Diz a toda a gente que vai ter uma mana ou um mano. Diz que lhe empresta os brinquedos e que o bebe vai dormir no quarto dele, para não ter medo de dormir sozinho. Também me parece que é conversa de ocasião e que depois vai ser bem diferente, pelo menos ao principio, mas acho isso perfeitamente razoável, uma vez que ele não faz a mais pequena ideia do que aí vem. Pelo sim pelo não, temos tentado inclui-lo em tudo, estivemos a ver com ele os videos das ecografias dele e os de quando ele nasceu para ele perceber que já foi pequenino e que primeiro esteve na barriga da mamã. Esta semana quero ir com ele comprar uma prenda para o bebé. Grandes mudanças vão acontecer por aqui. É bom que estejamos os três preparados.