Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, abril 11

Grandes prédios, pequenos milagres!

Como sabem, acabámos de mudar de casa. Casa maior, mais espaço, um terraço enorme para o Rodrigo brincar, enfim, foram vários os motivos que nos fizeram vir para cá. Não me esqueço no entanto a frase da minha mãe quando lhe contei da mudança. Não é que ela me conheça muito bem pois acho mesmo que ela pensa que eu ainda sou o rapazinho que morou com ela até aos 18 anos. Mas alguma coisa ela sabia quando me respondeu: "Um terraço? Com o teu feitio?" O que é que seria que ela quereria dizer com isto? Que eu sou muito fechado? Timido? Iria usar pouco o terraço? Ou teria mau feitio?

Que eu tenho mau feitio é um dado adquirido. Mas também sou timido e bastante fechado. Pelo menos até conhecer o meio que me envolve. Mas tenho por hábito não chatear ninguém a não ser que alguém se meta comigo. E acho que isso até não é mau de todo.

Apenas existe um senão: Todos os dias me "depositam" um cigarrito da marca LM junto á entrada do terraço. E é mesmo um cigarro, nem sequer é uma ponta, ou beata. Acendem o dito cujo, dão duas passas e mandam janela fora.

Quem me conhece sabe que fui fumador. Daqueles de fumar mais de um maço por dia. E isto durante 16 anos. Quando pensámos "encomendar o puto" disse que parava. E parei. Nunca mais dei uma passa num cigarro (nem em derivados). E olhem que custou bastante. 15 dias depois disto estava no Museu do Tabaco na Républica Dominicana a ver como se faziam aquelas cigarrilhas deliciosas, e até trouxe uma caixa para dar ás visitas. Tive 6 casamentos nesse ano e perdi a conta aos charutos que me deram. Mas resisti. Pelo meu filho sou capaz de tudo. Até deixar de fumar.

Custa-me no entanto pensar que tudo isto possa ter sido em vão. Que o primeiro contacto que o meu filho tiver com o tabaco será quando andar a gatinhar pelo terraço na minha casa nova. Estou mesmo a imaginar: "Pai, posso ir brincar para o terraço? Espera, deixa-me ir ver se á pontas de cigarro!!"

Decidi escrever uma carta. A apelar ao bom senso e civismo dos meus vizinhos. E daquele que manda os LM'zitos em particular. Hoje pus nas caixas do correio e vou aguardar uns dias para ver o resultado. Decidi entrar numa cruzada e até o Rodrigo aprender a andar, tenho que ensinar maneiras á vizinhança. Vamos ver como corre. Claro que posso sempre comprar um grande churrasco e colocar debaixo das janelas da cozinha, onde eles estendem a roupa. Mas acho isso tão correcto como mandar cigarros para o terraço dos outros. E isso sim, é mau feitio.

Depois conto como correu. Pelo menos hoje foi o primeiro dia em que não apareceu nenhum cigarro no terraço. É certo que eu até fiz um pequeno bluff na carta e disse que sabia quem era. Mas terá sido assim tão fácil? Ás vezes até podem ter saido hoje.

Como diz o ditado "Para grandes males, grandes remédios" Eu digo para grandes prédios, pequenos milagres!!