Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, abril 17

Infelizmente... mais um!!

Infelizmente, é raro o fim de semana em que um jovem do nosso pais não tem um acidente grave nas nossas estradas. Semanalmente, quando se dá o regresso a casa de bares e discotecas, em que a adrenalina se encontra ao rubro, a velocidade e por vezes um pouco mais de alcool tornam-se numa mistura explosiva que normalmente acaba numa travagem mal medida.

Infelizmente, este fim de semana voltou a acontecer.

O que este caso tem de especial é que desta vez trata-se de uma figura publica, um dos principais actores da telenovela da moda, os "Morangos com Açucar".

Hoje a tarde estava a tentar encontrar uma coisa bastante absurda e ridicula para vir escrever o blog. Como não tenho tido muito tempo para ver as noticias, desisiti e fui até á cozinha onde a minha esposa preparava o jantar. E eis que encontrei o que procurava. Com todo o devido respeito e pesar que merecem os familiares e amigos do jovem falecido, a TVI andava nas ruas de Runa, terra do jovem, a entrevistar as pessoas e a perguntar se o conheciam. Depois, numa ligação á Igreja local, mostravam o sitio onde tinha chegado o corpo do jovem Francisco. Aproveitavam para filmar os rostos pesarosos dos presentes e para dizer que a Inês Castelo Branco e outros colegas da série já lá tinham estado.

Todos sabemos que a TVI nos habituou a explorar as desgraças alheias ao máximo mas não será isto um bocado exagerado? Não será uma falta de respeito com a familia e os amigos que neste momento de luto e pesar poderão, imagine-se, preferir um bocado de sossego e de paz? Serei eu que estarei enganado?

Não seria este tempo de antena mais útil em fazer um programa a alertar para as situações que acontecem constantemente nas noites de fim de semana? Na 24 de Julho em Lisboa é raro não haver complicações. Nas corridas da Vasco da Gama e da 25 de Abril, na via rápida da Costa, nas retas do Alentejo, na Via do Infante (isto para falar do sul porque no Norte também os há!) ou mesmo só aqueles que vão descansados para casa e que são atropelados por outros condutores embriagados e irresponsáveis.

Não digo que este caso seja excesso de velocidade ou consumo de alcool. Nem todos os que saem á noite se embebedam e vão a correr para casa. Mas acho que é hora de deixarmos de lamentar os nossos mortos. Eu sei que isso dá audiências e amanhã deverá dar um directo do funeral com o patricinio de um sabão qualquer para a roupa. Mas será altura de começar a prevenir que cada vez mais jovens morram nas estradas de Portugal. Sejam famosos, celeridades ou meninas do jet-set que espatifam uma carrada de carros e continuam a conduzir. Ou um tipo qualquer, conhecido apenas pelos amigos e pela familia. E que por um acaso do destino nunca apareceu na televisão!