Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

domingo, outubro 1

Casamentos e baptizados...

No próximo fim de semana vou baptizar o meu gaiato. Por variadíssimos motivos decidimos convidar apenas "o núcleo duro familiar", que é como quem diz, os pais, avós, bisavós e padrinhos, que também são os tios da criança. Ao todo, ao Baptizado vão 19 pessoas, e já a contar com o padre, que é amigo da família e que nos casou há uns anitos. Depois, fazemos um almoço, num restaurante tipico e depois vimos cá para casa, onde então, partimos um bolo e bebemos um copito mais doce ou talvez não, conforme os gostos.

Quando começamos a falar nisto, ouvi de alguns sectores familiares que seria uma ofensa, que estava errado, que deveria falar com a familia toda, que era assim, que era assado, as coisas do costume. Note-se que "a família toda" são cerca de 70 pessoas só do meu lado. Do lado da minha esposa, seriam "apenas" cerca de 30. Um baptizado para 100 pessoas, portanto.

Primeiro que tudo deixem que vos volte a repetir: "isto é o Baptizado do meu gaiato". Logo, não é casamento, não é benção das fitas nem é sequer a primeira comunhão (que é tão importante como o Baptismo mas como a familia do comungante não paga o almoço nem a festa toda, ninguém liga nem faz caso!!).

Acho que um baptizado deve ser uma festa calma, para a família mais chegada (o "tal nucleo"), e acima de tudo de reflexão, dos seus valores e do seu verdadeiro significado. Para quem não sabe, todas as Igrejas têm a Pia Baptismal á entrada porque antigamente as crianças não podiam passar da porta até serem baptizados. Até darem entrada na comunidade cristã. E é essa celebração que acontece com o Baptismo. Não é apenas "beberete e almoço e aquela cena da igreja".

Perdoem-me aqueles mais chegados mas como digo lá no cimo deste texto, no próximo fim de semana vou baptizar o meu gaiato. Por variadíssimos motivos decidimos convidar apenas o "núcleo duro familiar". Prometo que quando for o casamento do petiz vós sereis todos convidados. Mas depois eu aviso. Não me parece que seja para breve.