Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, outubro 17

Grandes mudanças


Á medida que avançamos para as 18 semanas de gravidez, cá em casa esperam-se (e vivem-se) grandes mudanças. Por mais que o tempo não seja o melhor, a mamã poderá em breve trocar de local de trabalho e o papá vai, de certeza, e em breve trocar de local de trabalho (e por isso agora tenho menos tempo para o blog). Apenas a vida do Rodrigo se manterá igual. O que tendo em conta que mudou recentemente de sala (para a sala dos "quexidos") e que todo o santo dia pergunta á mamã se a mana está boa, não sei se se poderá bem dizer que se manterá igual.

Não há dia que ele não fale nele ou nela. Até hoje, na farmácia, enquanto a mamã era atendida ele me perguntava alto e bom som, o que quase que provocou a gargalhada geral, quando apontava para uma fotografia de um bebé com uns olhos azuis enormes: "papá, a mana vai ser assim?" Tentei-lhe explicar que ainda não sabiamos e quando lhe perguntei se queria saber se a mana ia ser bonita ele respondeu-me que não. Porque sabia que a mana ia ser bonita.

Mas vai fazendo muitas perguntas, o que demonstra que também ele começa a ficar ansioso com o que aí vem, do tipo quando é que a mana sai da barriga da mamã ou se passamos por um bebé pequenino pergunta se é como a mana. Esta noite, ás 6 da manhã, começou a chamar-me e quando me dirigi a ele, apenas me disse que queria ter um mano. Depois virou-se para o outro lado. Nem sequer estava acordado. Estava a sonhar. Mas muito importante é que ele tenha a noção que poderá ser uma mana mas também poderá ser um mano, para que não haja qualquer tipo de antagonismo. Ele diz que preferia uma mana mas se for um mano vai jogar á bola com ele. E até dormem os dois na mesma cama.
A mana ou mano, já deve ter, por estas alturas cerca de 18 cm e deve pesar cerca de 150 gramas. Se bem que a mamã já o tinha sentido mexer (na 16ª semana), esta semana, que é quando se começa a desenvolver o sistema nervoso, já se tem mexido muito mais. Para a semana, quando começar a ouvir sons, o Rodrigo e eu vamos começar a cantar-lhe canções. Mas até lá....