Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

quinta-feira, junho 1

Conversa de café!

Eu: Os gajos do gato Fedorento são um espéctaculo. Lembram-se de cada uma!

Ele: Pois é! Os gajos são mesmo engraçados!

Eu: E devem ter cá uma vidinha!

Ele: Fazem o que querem!

Eu: Fazem o que querem, o que lhes apetece, gozam com o pessoal todo e ainda lhes pagam por cima!

Ele: Epá, até parecem o meu director!

Ambos: silêncio!

segunda-feira, maio 29

Surpreendidos? Eu não!!

Há dois anos atrás, e porque um senhor comentador disse na TVI para colocarmos bandeiras nacionais nas janelas para apoiar a selecção e por vários outros motivos que foram bastante dissecados na altura, Portugal atravessou uma das maiores ondas de euforia que alguma vez abalaram o nosso pais desde o periodo dos descobrimentos. O pais cantou, uniu-se como nunca e até um ex-Presidente da Républica dançou em cima da Bandeira Nacional.

Patriotismo exacerbado? Eu acho que não. Pensava na altura (e continuo a pensar) que tal se devia ás frustrações diárias que sentiam a maior parte dos portugueses. E no meio de tanta nuvem negra, surgiu um escape, um motivo de alegria, de orgulho e uma desculpa para poder gritar por algo que é nosso: PORTUGAL!!

Esquecemos tudo. As desgraças, os azares, a cobiça do alheio e se pudessemos pagar mais impostos para a selecção ganhar o Euro até os pagariamos sem reclamar. Foram estradas de euforia a ver passar o autocarro com os jogadores. Quem não sente um arrepio quando nos lembramos da ultima travessia da Ponte Vasco da Gama, com as motas, os barcos, os carros, os cavalos, enfim, tudo o que tinhamos para dar, para podermos dizer que a vitória não era só dos jogadores. Mas de todos nós. Foi uma loucura. Que terminou com uma tragédia grega!

E no fim dissemos, naquele provincianismo que nos caracteriza: Mas ao menos ficámos em segundo!! Como quando alguem tem um acidente grave e parte uma perna e nós dizemos que teve sorte. Ainda tem a outra!

Passaram dois anos. Voltámos a ter Euro e agora mais o Mundial. Voltámos a colocar a Bandeira na janela. Voltámos a andar euforicos e a gritar por algo que é nosso. Pena é de tempos a tempos haver um tipo brasileiro que nos vem dizer que a nossa selecção é dele. E ele é que sabe. Ele até manda nos Sub-21. Com estes timings de convocatórias conseguiu criar uma selecção de meninos bem, arrogantes e frustrados que sentiram que tinham ficado na equipa B de Portugal. E isso viu-se na actuação dos "principais jogadores" (ou melhor, os mais caros!).

Ao contrário de muita gente acho que o Quaresma não tem lugar na selecção A. E infelizmente os sub-21 deram-me razão (esta não foi a selecção que destruiu um balneário em França quando ganharam um jogo? Como seria se tivessem perdido?). Tal como outros que lá andam não passa de um puto rufia, com mau perder que julga que é o melhor jogador do mundo. Mas não é! E com aquele feitiozinho dificilmente um dia será. Mas vai chegar á selecção A. Quando tiver maturidade suficiente para isso (e o Scolari se for embora de Portugal). Talvez por isso não tenha ficado triste quando ele saiu do meu Sporting. Nem me espantei muito quando ele não foi capaz de acatar ordens de um treinador estrangeiro e foi corrido do Barça para o FCP.

O Euro 2006, apesar de se jogar em Portugal, já acabou para os portugueses. E mais de metade nem se vai preocupar com quem vai ganhar a Taça. De acordo com a mentalidade da grande maioria de adeptos portugueses de futebol, não somos nós portanto não interessa.

Agora venha o Mundial. Na televisão continua-se a discutir os jogadores, as pausas para beberem água e principalmente as escolhas de Scolari. O Baia continua sem ir, o Quim continua a ir, o Tonel não foi e há os que dizem que se os chamassem ainda iam: Fernando Couto (grande jogador. Um Senhor central e do melhor que já passou por cá), o Sérgio Conceição, o João Pinto e se calhar, o Eusébio. Porque é que o FCP, campeão nacional só dá um jogador á selecção A (se calhar porque as suas principais peças foram jogadores estrangeiros). De resto, a base da selecção passou pelo FCP: Costinha, Maniche, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Nuno Valente (O tal a que o FCP disse que se quisesse ficar no Porto tinha que abdicar da selecção). Um jornalista chegou mesmo a perguntar ao Quaresma se não teria sido chamado por ser do FCP. Só uma mente muito pequenina poderia pensar uma parvoice destas. Todos os lugares são discutiveis e discutidos. Mas é isso que nos move. É isso que faz andar este país. A galinha da minha vizinha será sempre melhor que a minha. E se ela colocar uma bandeira nacional com um metro eu coloco uma com dois.

Viva Portugal! Vamos lá encher isto de bandeirinhas que os chineses andam com o negócio fraco. E esperar para ver o que vai acontecer, com um prato de caracóis, uma cerveja fresquinha e um pires de tremoços. Os camarões estão guardados para a Final. Mas fica o conselho: Não se iludam. Nós vamos longe mas não vamos até ao fim. Havemos sempre de ser convencidos e arrogantes e pensaremos sempre que a Taça já é nossa. Com os putos já foi assim. Com estes não há-de ser muito diferente. Deus queira que me engane. E se Deus não for brasileiro, ao menos que fale a mesma lingua.