Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

sábado, janeiro 7

Feliz Dia de Reis... mas sem bolo!!

Ontem foi Dia de Reis. Em Espanha trocaram-se os presentes pois nuestros hermanos comemoram o Nascimento do Menino a 25 de Dezembro mas só trocam as prendas no dia em que os Reis chegaram. Se pensarmos bem, até tem alguma lógica pois foi neste dia que Ele também recebeu as prendas mas a tradição portuguesa diz que é no dia 25 á meia noite e cá na nossa terra as prendas dão-se no dia dos anos e não duas semanas depois.

Mas enfim, ontem, saí do trabalho e, apesar de não gostar de bolo-rei, sei que a minha esposa adora e já que ela está em casa a tomar conta do "rebento" pensei passar pela pastelaria e comprar um bolito rei para a menina matar os seus desejos. Note-se que no fim de semana antes do puto nascer, comprámos um bolo rei e pensamos convidar os meus sogros para lanchar, pois um bolo sózinho para a minha querida era muito. Não sei se foi dos nervos ou do stress, ao final da tarde já não havia bolo. E os meus sogros ainda não tinham chegado. Deduzi portanto que ela gosta de bolo-rei, e muito. E por isso, decidi-me pela surpresa.

No meio desta "aventura-pouco-radical", corro metade das pastelarias da minha terra, todas as da minha zona e nada. Nem um pequeno bolo redondo com buraco ao meio e frutas cristalizadas. Nem o cheiro. E nalguns sitios ainda me respondiam: "Pois, é verdade, hoje é dia de Reis, não é? Um bolito dava jeito!". Dava jeito?? Que ideia!
Será que o Cavaco sempre conseguiu mudar o dia de Reis para o primeiro domingo do ano, como ele queria fazer???

Conclusão da história: fui ao hiper-mercado e comprei Bolo-Rei fresquinho e do dia. E já quase que não há outra vez (é porque deve ser bom).

Só me custa é que eu, como grande defensor do mercado tradicional, leve tantos raspanetes destes. Quando todos se queixam que o mercado tradicional isto e aquilo e que as grandes superficies aquilo e isto, mais valia ter ido logo direito ao hiper. Não gastava tanta gasolina, nem tanto latim. Claro que gastei mais dinheiro porque acabo sempre por trazer mais coisas.

Tirando a mercearia da esquina em que fico a saber a vida de toda a vizinhança, normalmente gosto mais de ir ás lojinhas aqui ao pé de casa. Tenho tudo, desde farmácia, cafés, video-clubes, talho, peixaria, cabeleireiro, loja de crianças, parques infantis, mercearias, padarias, etc. Só não tinha Bolo Rei, no dia dos ditos cujos. Se calhar o mercado tradicional não responde assim tão bem como dizem.