Lilypie Kids birthday Ticker
Lilypie 1st Birthday Ticker

sábado, agosto 20

Portugal está a arder!

Esta é a frase que mais dizemos ultimamente. Depois da frase "Nunca mais chove" e que "Isto este ano vai ser complicado" surge agora a nova e ultima frase "Portugal está a arder".

O que mais me entristece é que esta frase não é nova. Já vem do ano passado. E do outro antes, e do outro antes desse. Todos os anos no Verão, enquanto vamos assistindo ás festas dos colunáveis no Algarve, vamos assistindo também aos inumeros incêndios que proliferam por esse país fora.

Reunem-se governos (depois de virem de férias, porque todos merecemos as nossas férias e seria injusto ter que as interromper a meio por um problemazito de somenos importância), tomam-se medidas e acima de tudo, fazem-se mais promessas. Quase que somos levados a dizer que as pessoas a quem lhes ardeu tudo tiveram cá uma sorte. É que em ano de eleições autárquicas, agora tudo lhes é prometido. E apaga-se este incêndio, o problema está resolvido. Só que logo a seguir surge outro, noutro ponto do país. E faz-se o mesmo. E assim por diante.

Eu sei que se calhar, mas só se calhar, vou fazer uma pergunta idiota mas já alguem pôs a hipotese de em vez de se resolver a situação depois de meio Portugal ardido, começarmos a efectuar um trabalho de prevenção?

Eu sei que não sou político, nem percebo muito de política e que os unicos interesses que eu tenho são os de um simples português que se preocupa com o pequeno país onde mora mas não seria esta uma boa ideia?

Claro que não estou a falar de medidas de fundo do género daquelas que o Sr. Eng. José Socrates tomava quando era ministro do ambiente, em que decidiu distribuir telemoveis pelos pastores para que estes pudessem alertar os bombeiros em caso de incêndio. Não, eu estou a falar a sério. Estou a falar de milhares de presos que nós temos nas nossas cadeias que poderão andar a limpar as matas durante o Inverno. E estou a falar de milhares de militares que andam nos nossos quartéis a engordar á conta do erário publico enquanto podiam andar a evitar esses mesmos incêndios em vez de andarem a brincar ás guerras.

Note-se que eu não sou contra a vida militar. Acho muito bem que eles existam e já por muitas vezes dignificaram o bom nome português mas será que eles não poderiam ajudar a prevenir, em vez de andarem a ajudar nos rescaldos?

Porque é que não se responsabilizam os proprietários por não terem as matas limpas? Porque é que não se faz tanta coisa? Porque é que todos os anos vejo desaparecer parte enorme do nosso maior património (Serra da Estrela, Tapada de Mafra, etc, etc, etc) e a unica coisa que ouvimos são promessas, mais promessas e vamos resolver? E depois? Depois? Depois dizemos a frase que sempre irá estar no Top das frases mais ditas pelos nossos queridos portugueses:
Depois logo se vê!